loading
Onco Rio Preto

Informações

O câncer de mama é uma doença que tem como forte aliada em seu tratamento e combate a prevenção. Por meio do diagnóstico precoce, a chance de cura do câncer se torna ainda maior.

Para isso, é indispensável realizar mamografias e exames pelo menos uma vez ao ano a partir dos 40 anos, além de manter uma vida saudável para evitar as chances de obesidade, hipertensão e estresse, fatores que contribuem para o desenvolvimento deste tipo de câncer.

A adoção de práticas saudáveis, como atividades físicas, alimentação balanceada, redução do estresse e o consumo moderado de álcool, por exemplo, incluem os fatores essenciais para lutar contra o surgimento do câncer de mama.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), anualmente mais de 50 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados no país. No mundo, pelo menos 2 milhões de casos surgem a cada ano, o que representa cerca de 25% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres.

No Brasil, o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres, com maior incidência nas regiões Sul e Sudeste. Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.