Considerado um dos tipos de câncer de pele mais agressivo, o melanoma tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e é mais frequente em pessoas de pele branca.
O melanoma costuma ser identificado por meio de um médico oncologista, por meio de exame clínico. O uso da dermatoscopia, aparelho que permite avisualização das camadas da pele, também pode ajudar no diagnóstico, que é concluído por meio da biopsia.
O melanoma pode surgir em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, como manchas ou pintas. Casos de pintas assimétricas ou de crescimento irregular ou pintas com coloração bastante escura podem indicar um melanoma.
Em casos em que as pintas apresentam crescimento repentino, a atenção também de ser redobrada. Quando o melanoma é detectado em fase inicial, as chances de recuperação são maiores ao paciente.
Existem diferentes tipos de melanoma. O tipo mais agressivo é o chamado nodular, que geralmente surge no tronco. O tratamento varia entre cirurgia para remoção, uso de medicamentos e até quimioterapia ou radioterapia. Dúvidas ou sintomas, procure um médico e solicite um exame.