loading
Onco Rio Preto

Informações

Lançada na década de 1990, a campanha Outubro Rosa retorna mais um ano para promover a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, uma das formas de câncer mais comuns no Brasil e no mundo.

O diagnóstico precoce, realizado por meio da mamografia, continua sendo a forma mais eficaz de combate à doença, pois a detecção inicial aumenta as chances de cura. Mulheres com mais de 40 anos devem intensificar a atenção e buscar avaliações regulares.

Além disso, manter um estilo de vida saudável é fundamental na prevenção do câncer de mama. Práticas como exercícios físicos, alimentação equilibrada, controle do estresse e consumo moderado de álcool são algumas das recomendações.

Para ampliar a divulgação da campanha e informar mais pessoas, prédios públicos e privados iluminam suas fachadas de rosa. Palestras e eventos educativos são organizados em escolas, instituições e espaços públicos para garantir o acesso à informação.

O câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres em todo o mundo. Em 2020, estimou-se que houve 2,3 milhões de novos casos, representando aproximadamente 24,5% de todos os diagnósticos de câncer em mulheres.

No Brasil, essa forma de câncer lidera as estatísticas de mortalidade entre as mulheres, com uma taxa ajustada de 14,23 por 100 mil habitantes em 2019. As regiões Sul e Sudeste do país apresentam as maiores taxas de incidência e mortalidade.

Os principais sinais e sintomas a serem observados incluem: nódulos (geralmente endurecidos, fixos e indolores), alteração na aparência da pele da mama (vermelhidão ou textura semelhante à casca de laranja), mudanças no mamilo e secreção espontânea de líquido. Pequenos nódulos também podem surgir no pescoço ou nas axilas.